quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Camelo Carmelo is back again...

Camelo Carmelo sabe das coisas. Investe tempo e espaço para conquistar os convivas pela boca - e, principalmente, a Camela Camila. Para ele, não existem limitações. Difícil, complicado e trabalhoso são adjetivos que não o assustam. Entrega-se de corpo, alma e corcovas em qualquer sugestão que se apresente. Tão exótico quanto ele só o prato que preparou para um almoço de domingo. Risoto de camarão com morangos e champagne. Isso mesmo. Pode parecer estranho e talvez incompatível, mas a preparação de tudo ao mesmo tempo agora surpreende até os mais desconfiados. Aqui, Camelo Carmelo pede licença para revelar esse segredo culinário:

CALDO DE LEGUMES
(1 ½ litro)

Ingredientes:
3 litros de água fria
100g de cenoura, 100 g de salsão (ou aipo, melhor salsão), 100g de cebola (tudo em pedaços médios)
Óleo (apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela)
Obs. Pode-se adicionar junto ao caldo, para dar mais aroma e sabor: salsinha (talo), louro, tomilho, alho, pimenta em grão e cravo. (cuidado com o cravo, usar pequena quantidade! O gosto é forte)

Modo de preparo:
Esquente o óleo e doure os legumes. Deixe refogar alguns minutos. Acrescente a água fria e deixe ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe o caldo com a panela tampada por 90 minutos. Retire do fogo, coe e reserve.

Segredo da chef Maria Gotinha: O caldo deve ser feito em casa. É possível fazê-lo com caldo Knorr, mas fica BEM MELHOR com caldo no estilo home-made. O mesmo vale para o suco de laranja. Dá para usar o de caixinha, mas o natural (com gominhos) vale mais a pena.


RISOTTO DE CAMARÃO E MORANGO COM CHAMPAGNE

Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola picada
320g de arroz arbóreo
20 camarões rosa médios previamente cozidos de 2 a 3 minutos em água fervente
100 ml de suco de laranja
1 1/2l de caldo de legumes caseiro, fervente
100 ml de champagne
100g de queijo parmesão ralado na hora
20 morangos pequenos
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Derreta a manteiga e acrescente o azeite. Refogue a cebola picada até ficar transparente. Adicione o arroz e frite por um minuto. Deglaceie com a champagne e deixe que evapore o álcool. Acrescente aos poucos o caldo e o suco de laranja quente ao risotto e repita a operação durante 18 a 20 minutos. No final do cozimento, acrescente os camarões. Acrescente o parmesão e os morangos. Prove o sabor do risotto e acerte o sal (se necessário) e em seguida teste o ponto do cozimento. Deve estar “Al dente”. Sirva em seguida.

Segredo da chef Maria Gotinha: Use uma champagne decente. Não tem problema nem desperdício. Afinal, sobrarão quase dois terços dela, que serão devidamente sorvidos pelos convivas ao longo do almoço. Foi escolhida uma Mumm brut Cuvée Réserve.


Camelo Carmelo nasceu nas Arábias. Aprendeu a arte da gastronomia de tão curioso que é. Mudou-se para o Brasil no início dos anos 90, quando soube que a culinária brasileira está entre as mais criativas do mundo. É verdade também que tinha uma certa vontade de saber o que a brasileira tem. Mas isso é outra história.


7 comentários:

Unknown disse...

Hum... fiquei bem curiosa sobre esse prato... acho que vai rolar alguns test-drives.

Beijos.
P.S.: O Camelo Carmelo é muuuito simpático, hehehe!

Gnomo (Marcelo Moraes) disse...

Este Camelo Carmelo é um ás-no fogão !!!

Patrícia NM disse...

HAHAHA!
Que delícia! Esse é daqueles que acho que consigo fazer!
Beijos

Goutas disse...

Fica uma delícia. É só não exagerar nos morangos.

Felipe Matzenbacher disse...

Muuiito esquisito este prato, só saboreando para ter uma idéia.
Abraço.

Culi disse...

Que demais esse camelo!
Adorei! hehe

Lis disse...

Já vi esse Camelo em algum lugar....
Deve ser muito bom este arroz.....bjs