sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Mercado Público de Porto Alegre


Em outro texto eu já tinha prometido um post sobre o Mercado Público de Porto Alegre. Eu gosto muito de lá, embora reconheça que ele está a anos-luz de outros mercados por aí afora, seja em charme, variedades ou opções gastronômicas. De qualquer forma, sendo o que temos pro jantar, vamos a ele: com vocês, o MEU Mercado Público!




Como trabalho longe do centro, só consigo ir ao Mercado aos sábados. Adoro chegar lá cedo, por vários motivos: facilidade de estacionar, pegar as bancas abrindo, com sua melhor variedade recém exposta nos balcões... tudo fresquinho, novinho... Antes disso, claro, a minha lancheria preferida: podem achar agressivo, mas meu dia começa com um PASTEL DE BACALHAU na LANCHERIA LUZ. De manhã cedo – pelo menos nos sábados – o óleo está novinho. O pastel é generosamente recheado e o atendimento é caloroso. Já sou conhecido da casa a ponto de chegar lá e receber os cumprimentos dos garçons com a clássica pergunta: “o de sempre?” E, claro, sempre peço ‘o de sempre’. Com uma taça de café com leite, pois são 8 horas da manhã. Isso mesmo, oito. Já estacionei, já dei um giro pelo Mercado, sem comprar nada, só para ver as bancas, e me mandei pra Lancheria. É fundamental chegar cedo, amigos. É outro Mercado.

Se estou sozinho, é jogo rápido. Saboreio meu pastel, estranhamente bem acompanhado pela taça, e me mando. Se tenho companhia, aí o papo flui e temos sempre que controlar a vontade de esticar a prosa, pedir mais um pastel, ir ficando... OK, nem pensar, DOIS pastéis de manhã cedo, aí é agressivo mesmo. Vamos às compras!

Primeira parada: BANCA DO HOLANDÊS. Excelente variedade de laticínios, fiambres e embutidos. Destaque para o preço dos queijos especiais e para os fiambres. A Mortadela Ceratti fatiada na hora é quase transparente, e fica especialmente saborosa por causa disso. Acreditem! Além dos frios, convém aproveitar outras barganhas de ótima relação custo X benefício que o Holandês apresenta: variados tipos de castanhas, compotas, azeitonas... tudo à granel, o que dá um banho no preço dos embalados do supermercado. Hummm... falando nisso, não dá pra deixar de levar as azeitonas pretas temperadas. São gordas, carnudas, suculentas! Bem, já que estamos aqui, quem sabe aproveitar e levar também uma mostarda Dijon? Um pacotinho de açafrão? Ou ainda, um potinho de Horseradish, o preparado de raiz forte que conquistou meu paladar nos anos que morei na Inglaterra.... Chega, é melhor encerrar a conta, a corneta da patroa vai ser grande. Bem que ela não gosta quando eu venho sozinho... ainda pego mais uma garrafa de azeite de oliva e corro pro caixa tentando não olhar para as delícias que ficam por ali, prontinhas para aumentarem o valor final da compra. Confesso que nem sempre resisto a elas...

Fiambres resolvidos, vamos adiante. Está na hora dos temperos frescos. Seis banquinhas disputam a atenção dos clientes com suas ervas aromáticas, legumes e verduras. Não estou falando das duas bancas centrais, não. São caríssimas, não valem a pena. Estou falando das banquinhas laterais, que ficam no corredor de quem entra pela Praça XV. Ali eu me sirvo de cebolinha francesa, coentro, orégano, tomilho, salsa. Tudo fresco. Convém ainda conferir as batatas baby e o pimentão vermelho: quando tem, estão sempre com bons preços.

Certo, temperos comprados. Se tenho tempo, dou uma espiada nos vinhos do EMPÓRIO BANCA 38. Excelente lugar para encontrar opções nacionais de boa qualidade. Confesso que gostava mais dessa banca antes da reforma, quando ela era especializada somente em vinhos, mas tudo bem. Ainda vale a visita. Escolho aquela novidade que mais me chamou atenção (“foi uma garrafa, amor, só uma... nem foi tão caro assim”) e já vou imaginando a ocasião para prová-la.

Em frente! Agora temos duas situações. Tem vezes que o cardápio da noite de sábado será CARNE. Outras vezes, PESCADOS. Mesmo quando a pedida é pela segunda opção, convém sempre passar na minha Casa de Carnes preferidas para conferir as ofertas. O AÇOUGUE SAN REMO é fornecido exclusivamente pelo Frigorífico Mercosul. São carnes selecionadas, de boa procedência, e com preços bem atrativos. Difícil resistir a uma picanha de 1,2kg quando essa custa de 30 a 50% mais barato que no Zaffari. “OK, só uma, só porque tá em conta, shiiiii, vou arrumar incomodação com a patroa, mas olha o preço, não dá pra resistir, tenho que ir embora daqui, já gastei demais”.... “mas alguma coisa, meu amigo?”. Respondo: “uma costelinha suína, cortada só pelo vazio, bem carnuda”, e penso “bah, vou apanhar em casa”.

Bom, mas o cardápio era pescado, certo? Então vamos lá. Essa deve ser sempre a última parada do passeio, pois não convém ficar zanzando com esses produtos sem a devida refrigeração. Caso a ideia seja comprar algum peixe inteiro, da estação, como anchova ou tainha, normalmente um giro pela FEIRA DO PEIXE vai resolver a questão. Isso vale também para o camarão da safra (que me faz esperar ansiosamente pelo final do verão). A feira é meio escondidinha, a entrada fica de frente para a Júlio de Castilhos, no quadrante com a Praça Parobé. Caso a ideia seja um peixe mais nobre, ou mesmo frutos do mar, é obrigatório passar na JAPESCA antes de fechar qualquer negócio dentro da feira. Eu sei, as mãos já estão cheias de sacolas, a Japesca está lá perto da entrada da Siqueira Campos, mas não é tão longe assim. Confere lá antes, é sempre bom. Já mudei um cardápio só para aproveitar uma Garoupa linda que se oferecia para mim por módicos R$ 13,00/kg. Sim, fresquinha.

Compras feitas, vamos pra casa! Mais faceiro que mosca em tampa de xarope!!! Até agüento o mau humor do tio que guarda meu carro, que sempre recebe minha moeda de cara feia. Até sábado que vem, Mercado Público! Se minha mulher deixar...

16 comentários:

Gnomo (Marcelo Moraes) disse...

Vem cá hein, esse pessoal todo pago por essa publicidade? Vamos reunir a confraria com essa grana, hahahaha!!!

Lis disse...

Acordei hoje pensando em te convidar para irmos lá amanhã, fazer um programa de família reunida para o café da manhã. Será que o pessoal topa?
Teu texto está magnífico, me senti dentro do mercado. Ouvi seus sons e percebi seus aromas,cores e texturas e claro, já imaginei cardápios.......bjs

Jean Cainelli disse...

Bah...... Sensacional compañero! Sensacional!

Maria Gotinha disse...

Ai que saudade de Porto Alegre....

William I disse...

Ducaralho! Mas sacanagem com quem tá longe da terrinha...

Buenas, dá para chegar às 9h/9h30? Velho, 8h faz mal à saúde. Ainda mais em um sábado.

Outra coisa: trocaria o pastel de arghcalhau pela salada de frutas com sorvete da banca que não lembro o número. Isso se for verão. Se for inverno, não troco a estufa e o edredon por nada. Nem pelo Mercado Público porto-alegrense, tchê!

Sandro Massena disse...

Gnomo, já mandei a fatura pra eles!

Mãe, que bom que gostou! Por mim tá marcado! Agita com a family e me fala.

Juju, no MEU Mercado Público não dá pra chegar 9h30... e muito menos trocar um pastel de bacalhau por Salada de Frãts... Mas no teu, fica à vontade!!!

Beijos!

William I disse...

Falta de ética acordar antes das 8h em um sábado, heheehehe.

Jean Cainelli disse...

Acompanhar o Zé Cedinho no mercado sábado é phoda. Eu madrugo e pinto lá umas 11h30 masumeno....

Rodrigo Matagal disse...

Amigos, me inspirei pelo texto do Sandro, acordei "cedo" (9h30), e fomos eu e a Nicole ao Mercado hoje. Fiz o roteiro, começando pelo pastel de bacalhau. Estou até os olhos de presunto cru espanhol (esqueci o nome certo - não é parma) e roolmops (nem almocei), ambos da banca 38, feitos com o maior capricho. Não faltou nem a patroa xingando que eu estava levando muita coisa. Neste momento lembrei do texto e comecei a rir imediatamente.

Valeu gurizada! Abraço

Gnomo disse...

Bom Rodrigo, se tu foste as 9:30 não encontraste mais o Sandro, hahaha !!!

Gnomo disse...

Bom Rodrigo, se tu foste as 9:30 não encontraste mais o Sandro, hahaha !!!

Jean Cainelli disse...

Baaaaahhhhhh!!!!! Aí Mato!!! Tem roolmops no mercado??? Aquele peixinho cru enrolado numa cebolinha em conserva??? Nooosssa, se é o que eu tô pensando, eu comi um monte disso com chope uma vez em Blumenau.. Passei uma semana soltando foguete!

William I disse...

Poderia ter rolado um teste drive, pô!

Rodrigo Matagal disse...

Jean, As duas características estão corretas: É um peixe enrolado na cebola e é a certeza de um show pirotécnico! Tem na banca 43. Abraço

Sandro Massena disse...

HAHAHAHA.... Show pirotécnico é ótima, Mato!

Que bom que o texto te inspirou a esse passeio. Sábado que vem estarei lá, com certeza! Mas o Gnomo tem razão: quem chega as 9:30 só encontra lá o que eu não quis levar... e eu já estou de volta em casa!

luciana souza disse...

eu curto um monte o mercado publico no sabado, ainda mais que da para estacionar ali no largo na frente do mercado mesmo.
as ervas , grão e frutas secas são os melhores da cidade, e aquele presunto cru fatiado da banca do holandes não tem preço, ou melhor tem sim e bem salgado (R$ 90,00 o kilo), mas é tudo de bom