quarta-feira, 10 de junho de 2009

Desejo de grávida: Salmão com alcaparras

Queridos, depois de um dia de cão e uma pedalada noturna interrompida no meio por causa da chuva, nessa última segunda-feira, minha irmã me ligou pra dar a notícia: TÁ GRÁVIDA!!!! Uhhhuuuuuuu!!!!!!! Totalmente grávida, mais de 9000 sei-eu-o-que-que-mede-gravidez!!! Bem que ela vinha há dias rondando pra vir comer o meu feijão, quem vem ganhando fama e logo ganhará um post. Mal sabia eu que era um prenúncio do maior desejo das mulheres: o de grávida. E como eu A-DO-RO cuidar e satisfazer desejos das gravidinhas, me atirei pra alimentar meu sobrinho/sobrinha com todo o amor que ele/ela já merece, sem dúvida! (ou merecem, né? Váque são dois........)

A Amanda sempre que me vê, fica no vamucombiná aquele salmãozinho básico que eu faço... Pois bem chegou a hora. O 'básico' é sem exageros mesmo, pois é tri simples de fazer e é muuuuuito mais fácil do que os salmões (putz, como será o plural de salmão?) já apresentados aqui no blog. Aliás, salmão anda tão bom e barato que merece mesmo estar nos top five...

Depois que eu aprendi a abrir peixe com o Pepê (vulgo Seu Edival), eu sempre prefiro comprar o peixe inteiro, abri-lo e tirar o filé, mas depende de duas coisas: o salmão inteiro tem que estar BBB (bom, bonito e barato) e o preço do filé congelado não pode estar valendo a pena. É o tipo da coisa que tu decide dentro do super, olhando os dois e comparando na hora. "Como abrir peixe" logo logo ganhará um post aqui, assim que a época da anchova começar, hmmmmmmmm....

Estando com o filé (ou o salmão aberto espalmado), coloca um pouco de sal e uma pimentinha preta também, se for do agrado... Como o salmão é pra gravidinha de plantão, não usei pimenta. Deixa o peixe temperadinho assim de lado enquanto vamos ao molho. Há quem deixe o salmão de molho no leite também, não custa tentar uma hora dessas...

O molho:
  • manteiga
  • 1/2 cebola
  • mostarda
  • requeijão ou catupiry ou creme de leite
  • alcaparras
  • leite

Parece meio lôco, mas os ingredientes combinam, relax. Coloca um pouco de manteiga numa frigideira pra derreter. Depois coloca a cebola, devidamente bem cortadinha, pra fritar na manteiga. Bah, só aí o cheirinho já cutuca os vizinhos... É igual a graxinha aquela do churrasco. Frita beeeem beeeeem a cebola, até ela quase queimar. É um pouco depois do douradinho... Depois, dá umas esguichadas de mostarda direto na panela. Vai sem medo, mas não esquece de ficar mexendo com a colher. Se fosse medir, daria uma xícara de cafezinho cheia. Eu uso a mostarda do Rib's, mas infelizmente, é privilégio de porto-alegrenses. Mas calma, sempre tem uma marca boa de mostarda pra vender... Acho que se usar uma mostarda super-barata, o gosto deve ficar meio róin... Agora, tá na hora do requeijão. Eu tinha em casa um saquinho do 'autêntico' Catupiry, que nada mais é do que um requeijão muito bom e famosinho. Não põe muito... Vai de leve... Acho que umas 100g já dá. Mas depende do tamanho do peixe também, porque o molho tem que soterrar todo o filé. Ah.... Liga o forno já, porque depois o peixe vai pra lá. Agora, tira as alcaparras do vidrinho (pequeno, 50g) e joga na panela. É importante não mandar junto o vinagre da conseva das alcaparras. Tem que drenar bem. Mas e o leite??? Bueno, o leite serve pra regular a lenta do molho. Se ficou muito espesso, abre um pouco com o leite. Se ficou meio aguado depois da 'abrida', cozinha o molho mais um pouco, sempre mexendo, né... Não precisa demorar muito com o molho depois de colocar as alcaparras, não tem problema elas estarem cruas no fim do molho, pois ainda vai tudo pro forno...

Ao forrrrrno:

Se já não estava, coloca o peixe espalmado ou o filé numa travessa refratária de um tamanho bem próximo do peixe. É bom que ele não fique perdido dentro da travessa, nem tenha alguma parte sobrando pra fora. Como tudo na vida, o meio-termo seria o ideal. Nessa hora, a gravidinha já vai estar se lambendo de fome. Mesmo 'estragando' o prato principal, nenhuma gestante pode ficar com fome. Pensando nisso, assei umas ostras gratinadas pra ela ir se divertindo enquanto cobria o peixe com o molho e colocava no forno pra assar. Um detalhe importante é cobrir bem o peixe, sem deixar nenhuma parte rosinha aparente. Quem faz salmão sem molho no forno, usa um papel alumínio pra ele não secar. Aqui a idéia é deixar o samão bem coberto pra ele não secar e pra absorver o molho enquanto assa.

O mais complicado de administrar nesse prato é a fome e a torcida pros 30 minutos de forno passarem o mais rápido possível.



Pra acompanhar, um arrozinho básico, porém 'pegadinho' no alho, já que não vai alho no peixe. Hmmm, batatas assadas com casca junto com o peixe também teria ficado bom, né?

Pra beber, um suquinho de uva sem conservantes, sem açúcar, sem aspartame, sem nada além de uva pra gravidinha. Pra mim, um clássico Cabernet Souvignon pra comemorar a beleza de minha mana ser mãe!

Que Deus abençoe o meu sobrinho/sobrinha querido!!!

12 comentários:

Sandro Massena disse...

QUE BELEZA!!!! MUITOS PARABÉNS POR MAIS UM/UMA CAINELLINHO/A NA PARADA!!!

Muito bem celebrado, também. Esse salmão está prometido para mim há tempos... será que vou ter que engravidar também? Shiiii.....

Muitos beijos pra Amanda Jones!

Cunhada Gotinha disse...

Sabe o que eu gostei mais da receita? O carinho pela gravidinha. Lindo!

E-planner disse...

Posso garantir que o baby ficou muuuuuuuuito satisfeito!!! Sabe cumé, né? Coisa de mãe!!! AMEI!!

O único porém é que para ganhar este jantar especial, tive que engravidar... Quem quiser comer o tal salmão, já sabe como fazer, né pessoal??

Valeu!!!

Tio Mauro disse...

Irmã de qual dos três mosqueteiros ou cozinheiros?

Aproveitando, porque o nome salmão?
Seria um salmo bem grande do evangelho, ou ainda, um peixe que se salga na mão?

Beijo Sandro, do tio Mauro, um abraço aos demais.

Maria Gotinha disse...

Isso é sacanagem! To morrendo de fome!!

Unknown disse...

QUE LEGAAAAAL, AMANDAAAA!!!!!

Hehehe, bem convincente essa estratégia pra comer o Salmão do Jean!

Beijos.

Unknown disse...

QUE LEGAAAAAL, AMANDAAAA!!!!!

Hehehe, bem convincente essa estratégia pra comer o Salmão do Jean!

Beijos.

Márcia Moraes disse...

Bah mas este salmão parece tudo de bom, deu água na boca, estou louca pra comer!!

PARABÉNS para sua irmã!! Beijos mil na barriga dela!!

Jean Cainelli disse...

Queridos, obrigado pelos comentários!

Cunhada Gotinha, obrigado! Eu nem sabia que coração de tio também é grande!

Tio Mauro, é a minha irmã!!

Vamulá pessoal, se puxem, façam em casa e digam como ficou!!! Ou vão lá em casa que eu faço de novo...

Unknown disse...

oi Jean e Cia.

Estamos muito felizes com o sucesso do blog

E agora mais ainda com a gravidez da Amanda. Aqui em casa, lê-se Augusto, Sandra e Joao Carlos, estamos torcendo muito por ela e pelo Christian.

Abraços e Sucesso.

Sandra

Bibi disse...

Pessoal, que luxo! Vou testar a receita!!!! Parabens Amanda pelo baby! Tudo de bom!
Galera, quem eh cunhada gotinha?
Beijao enormeeeeeeee com muitas saudades de voces e das comilancas brasileiras!
Bibi

Unknown disse...

São muitas emoções!!!!
Quando o Amor se materializa num novo ser e principalmente na filha da gente neste momento, os sentimentos são todos!
Me orgulho de vocês, meus filhos: Amanda e Jean Carlo.Parabéns!Contem comigo!
A AVÓ!
Cecilia Elisabete