quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A DOIS

Mes amis, vamos fazer uma visitinha à cuisine française nos post que se segue. Em um sábado a noite destes, eu e a Adri tínhamos um aniversário para irmos na zona sul de POA. Convocamos os padrinhos da Pietra para ficarem com a baixinha, pois não tínhamos hora pra voltar. Aconteceu no entanto, de no sábado a tarde a festa furar e como somos pessoas que cumprem nossos compromissos, nós resolvemos não furar com os dindos e deixar a baixinha com eles mesmo assim, hahahahaha!!!

Arruma
mos a casa como nos velhos tempos. Entenda-se sem brinquedos na sala, escondemos os DVDs infantis e tiramos de circulação a cadeirinha de comer e o carrinho de bebê. Só pra dar um clima!

Fomos ao cinema numa sessão bem tarde e f
omos comer mais tarde ainda. Alguma coisa entre meia-noite e uma da manhã. Eu tinha visto em uma revista de culinária um prato que havia me chamado a atenção pela mistura de ervas fortes que se utilizava, e como me lembrava das ervas principais resolvi improvisá-lo. Na verdade é um filé de peixe com legumes e ervas cobrindo ele.

IL PRESCRIT
2 filés graúdos de congrio
12 tomates cerejas
4 cebolinhas verde com o bulbo
1 funcho
1/2 limão
Manjericão
Hortelã
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino

MANIÈRE DE PRÉPARATION
Temperar o peixe com sal e pimenta do reino enquanto a frigideira esquenta o huile d'oliva. Fritar o filé sem ficar virando para não quebrar. Dá algo en torno de 4 a 5 minutos com a carne para baixo e mais 3 minutos com o lado da pele para baixo. Reservar.

Na mesma poêle, aqueça o funcho cortado em tiras, a cebolinha cortada grosseiramente e os tomates cerejas cortados ao meio. Mais uns 3 minutinhos ou até o funcho ficar macio. Desligue o fogo e junte o manjericão e a hortelã enquanto prépare o prato. Como se diz... a servi la Française!

Coloquei o congrio no prato e cobri com os legumes e as ervas, e na hora de comer coloquei um pouquinho mais de
huile d'oliva e expremi o limão por cima dos pratos. Preciso dizer que é uma explosão se sabores na boca. Vocês precisam experimentar a mistura de hortelã com manjericão, hhhuuuummmm!!! A mistura de cebolinha verde com funcho, hhhuuuummmm!!! A mistura de cebolinha verde com hortelã, hhhuuuummmm!!! E todas as outras misturas que o prato proporcionou. Dèlice! Magnifique!

Para acompanhar tomamos um vinho Argentino da Bodegas Callia, shiraz 2008, que desceu redondinho com o prato.

.

19 comentários:

Jean Cainelli disse...

Maaaazzzzzááááááá Gnomão!!!! Esconder os DVD's infantis é 110% de romantismo! A Adri não tem do que reclamar!

Adorei o prato...

Bjos!

Gnomo (Marcelo Moraes) disse...

Elas nunca estão satisfeitas com o nosso romatismo !!!

Gisela Moraes disse...

Celo e Adri! Vocês dão um banho de vida, beleza e alegria! Isto é uma lição para que os casais saibam como fazer para se curtir! Claro que eu sei a outra versão da história, que consistiu na Pietra - tímida ela! - pulando enlouquecidamente sobre um berço colocado estratégicamente aos pés da cama do casal grávido, durante horas a fio radiante (saudades dos papais!)enquanto o Raul pedia: manda esta louca sossegar que eu quero dormir! Benzadeus! Eu amo esta minha família! Qto ao congrio, já passei a receita para o CHEF MIGLIAVACCA. Beijões Tia Gisa

Unknown disse...

Hummmmm!!! Tudo uma delícia, me parece! O clima, o prato e essa mistura convidativa de França com Argentina! Quando quiserem fazer mais dessas, também estamos na fila pra ficar com a guducha!
Beijos.

Unknown disse...

Hummmmm!!! Tudo uma delícia, me parece! O clima, o prato e essa mistura convidativa de França com Argentina! Quando quiserem fazer mais dessas, também estamos na fila pra ficar com a guducha!
Beijos.

Diego Pasetto disse...

Realmente muito boa a história!

Mas o prato era meio verde demais para o meu gosto!

E pergunto, Pode-se escrever no site dos ratatouille neste clima? Não tem crianças que lêem o site?



Abraço a todos!

Dani Conceição disse...

Nossa !!!
Vocês já podem - e deveriam (hehehehe) - abrir um restaurante!!!
Eu, por exemplo, ia adorar... já que não tenho a oportunidade de experimentar esses pratos magníficos!

A Confraria está cada vez melhor !

Parabéns !
Beijos

Patrícia NM disse...

Uau!
Que delícia! Boa combinação de ervas! BEM COMO EU GOSTO!
Continuem assim e daqui a pouco a Pietra não é mais filha única!
;)
Beijos

Lis disse...

Até aí, tudo bem comentado.......
e o pós jantar? Acredito que deva ter sido tão bom quanto a receita.
Não deixem nunca este cardápio de lado. Sou candidata a ficar com a Pietra. Bjs......

Jean Cainelli disse...

Acho que a sobremesa o Gnomo não vai postar no blog....

Gnomo (Marcelo Moraes) disse...

Vocês só precisam saber que a noite foi perfeitaaaaaaaa !!!

Sandro Massena disse...

Bah, desse jeito a fila para cuidar da Pietra vai crescer sem parar! Ainda bem que a Tati já nos candidatou duas vezes!

A foto do prato está linda! Vale a pena clicar em cima dela e olhar ampliada...

HUMMMMMMMMM!!!!!

Adriana disse...

O prato estava maravilhoso e o marido mais ainda.
Romantismo sempre é importante, né?!
Beijão para todos e um especial para meu chef favorito.

William I disse...

William I, the King Of Master, está a chegar na área. Espero uma jantar tão sensacional quanto esse do Gnomóvel!

Unknown disse...

Hahaha, gostei, Pasetto! Confraria dos Ratatouille proibida para menores!

Unknown disse...

Marcelinho. eu não tenho a menor dúvida que o prato estava DEZ, porém fiquei pensando aqui com os meus botões. Fazer um rango, com todo este clima, não é coisa pra turma da minha idade que já largou o jogo? Beijo pra Pietra/Adri.
Carlos Massena

Gnomo (Marcelo Moraes) disse...

Grande Carlos, vamos fazer uma metáfora ao futebol:
Sair para jantar fora só o casal = faltinha da entrada da área.
A gurizada não vai ficar em casa a noite e resolveu fazer uma jantinha para a esposa acompanhada de uns bons vinhos = penalti.
A gurizada não vai ficar em casa a noite e resolveu fazer uma jantinha para a esposa acompanhada de uns bons vinhos e com clima = penalti sem goleiro GOOOOOOOOOOLLL!
E assim que funciona companheiros, hahahahahaha !!!!

William I disse...

Gmono, se não tiveres em condições de bater o pênalty, chama quem sabe! Hehehehe.

Rodrigo Matagal disse...

Comprei os ingredientes. Mais tarde aviso se ficou bom... Abraço