quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Prevenção com Elegância

Nesses tempos de gripe A circulando na população e na mídia, mais de uma vez li sobre a importância dos alimentos que estimulam a nossa imunidade. Alho, gengibre, mel e limão estão sempre no topo da lista. Aí, vendo uma dessas reportagens, fiquei pensando num prato ANTIGRIPAL... algo que reunisse esses ingredientes.

Pensei imediatamente num peixe, um filé de abrótea que, além de ser um peixe leve, tinha a vantagem de já estar no meu freezer. Na véspera, escolhi dois filés grandes e passei pra geladeira para descongelar da maneira mais adequada. Também deixei algumas batatas fervidas para usar no dia seguinte e não tomar meu tempo com isso. Tudo em nome da praticidade, certo, Gnomo?

No dia seguinte, separei os ingredientes. Atenção para as quantidades:

- Duas colheres de sopa bem cheias de mel puro
- Uma colher de chá de alho picado (eu sempre uso Alho Free, e RECOMENDO)
- Suco de ½ limão
- 150 ml de vinho branco (algo tipo meio copo)
- Duas colheres de sopa (generosamente cheias) de gengibre picado
- Algumas pitadas de pimenta-do-reino
- Um punhado de Salsinha fresca picada
- 2 Filés de Abrótea

Começa dando uma refogadinha de leve no gengibre picado. Bem de leve MESMO. Depois coloca o alho picado, e mais uns segundinhos refogando, mas não chega a deixar o alho dourar. E já tá na hora do suco de limão e do vinho branco entrarem, abrindo a mistura e evitando torrar os dois primeiros ingredientes. Sal e pimenta-do-reino na mistura. Quando levantar fervura, abaixar o fogo e deixar reduzir um pouco, até dar uma engrossadinha. Esse molho vai ficar bem forte e bem ácido, não tem problema. Vai regulando a lenta com água (aos poucos, e POUQUINHO) para não secar o molho. E vai provando. Aventureiros da cozinha (como eu!) precisam provar o tempo todo as etapas intermediárias para se certificarem que não estão fazendo bobagem.

O molho deve continuar forte de sabor, mas perder um pouco da exagerada acidez inicial. Um pouco. Ainda está com uma acidez acima do palatável, certo? Ótimo! É assim mesmo que tem que ficar. O mel está ali, pacientemente esperando a sua deixa. E é ele que vai resolver isso, agora mesmo. Pode derramar sem pena. Nada de mexer no fogo, deixa sempre em fogo brando.... mexe é no molho, para misturar legal.

Bom, quando voltar a ferver, coloca na panela os filés de abrótea, já temperados com sal e pimenta-do-reino. Sim, eles não douram antes, entram direto cozinhando no molho. Aí a importância da panela adequada: eu usei uma estilo frigideira, mas com tampa. Coloca os filés, dá uma mexidinha, coloca um pouco dos sólidos do molho por cima dos filés, e tampa a panela. Quando levantar a fervura novamente, vira com cuidado os filés (atenção para eles não se espedaçarem) e deixa um pouco mais do outro lado, já com a panela destampada. Essa etapa aí serve para reduzir bastante o tempo de forno depois, e não secar demais o molho. Ou seja, o peixe cozinha no molho e depois seca o excesso no forno.

Falando em forno, já está pré-aquecido? Ótimo. Aquelas batatas lá do começo farão o acompanhamento. Cortadas em metades ao comprido, adornam o prato que irá ao forno e depois à mesa. Portanto, escolhe uma assadeira apresentável, combinado? Passa os filés para esse prato, derruba o molho por cima e toca no forno.

Bom, o forno serve mesmo para dar uma secadinha no molho e terminar o cozimento do peixe. Nada demais. Uns 15 minutinhos, com forno pré-aquecido quando entrarem, já está ótimo. É o tempo necessário para duas coisas importantes: picar (só agora, para que fique bem fresca!) a salsinha que vai por cima do prato e abrir aquele vinho branco geladinho.

Dá uma olhada lá no forno: o molho reduziu e o peixe dourou? Tá pronto! Joga a salsinha picada por cima e traz para a mesa! Um Reserva Boscato Chardonnay geladinho no acompanhamento e vamos nessa!

Inicialmente eu queria batizar o prato com um nome que fizesse alusão à prevenção da gripe, mas a Tati fez o comentário definitivo após provar a minha invenção: “nossa, que sabor elegante”... taí: Peixinho Elegante!


9 comentários:

Lis disse...

Nossa!!!, sabor ELEGANTE e deve ter ficado também SOFISTICADO, muito CHIQUE eu diria um peixe EXIBIDO mesmo.
Mas, pela leitura, ele deve ter ficado é MUUUUUITO BOM......
Espero ser convidada para o repeteco da receita. Bjs

William I disse...

Pô, fiquei nove dias em Porto Alegre e ganhei apenas frango no espetinho e salsicha bock em rodelas. Quero meu dinheiro de volta!

Unknown disse...

Hahaha!! Juju, isso é retaliação à tua guarnição bizarra de pão-com-patê!

gisela da rocha moraes disse...

PÔ MENINOS! São 17 hs e 23 minutos de uma 4a feira, vou atender ainda dois pacientes e estou aqui feito uma galga louca salivando só de pensar na tal da abrótea anti-gripal! E o vinhozinho branco tri-gelado !!! BENZADEUS ! Façam o favor de passar receitas de canjinha porque sou uma véinha ! Bjs! Adoro vocês! Tia Gisa

Felipe Matzenbacher disse...

Espetáculo!... faltou na receita as reações adversas e os efeitos colaterais.. só de ler já fiquei bom! Uma dúvida, serve para qualquer tipo de gripe?
Abraço.

Sandro Massena disse...

Juju, pão com patê só é acompanhamento pra salsicha bock e espetinho de frango, mesmo...

Felipe, serve pra qualquer tipo de gripe, sim. É confirmado! Eu, pelo menos, não me gripei depois desse prato! Hahaha....

William I disse...

Vocês desdenham do pão com patê. Mas não sabem o que dizem.

Unknown disse...

Hummmm!!!! Realmente é uma delícia, já provamos.

Gnomo (Marcelo Moraes) disse...

Atchimmmmmm! Só dando uba conferida na receita !!!