quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Doce de Merenguinho by TatiMatz

Participação Especial no Blog!!!


Texto e fotos de TatiMatz.


Não nasci pra cozinha. Trato-a por Vossa Excelência e peço licença quando quero entrar pra pegar um humilde copo d’água. Na família, tenho um epíteto cretino que frustra minhas prendas de futura mãe: Tati, a abatumadora de bolos. Vocês conhecem alguma mãe que abatuma bolos?? Nem eu! Por isso, digo: não posso ter filhos antes de aprender a fazer um bolo decente!

Bom, a essas alturas, muitos se perguntam: “mas então o que ela faz escrevendo um texto para um blog de gastronomia?” A resposta é muito simples: tenho na manga uma receita de família. E essa eu sei fazer – muito bem, modéstia à parte! É o super-ultra-mega-delicioso Doce de Merenguinho!! E bem que faltava uma receita de sobremesa por aqui, mesmo!

Esse é um doce que é feito em três momentos. Aos principiantes, como eu, não se preocupem, pois não vão passar o dia todo na cozinha. São três passos rápidos que contam com os seguintes ingredientes:

- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de leite;
- 4 ovos;
- 1 colher de sopa de maisena;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- 1 lata de creme de leite;
- 1 pacote e 1/2 de merenguinho (aqueles “Da Colônia” são os melhores!)

A primeira etapa consiste em fazer um creme, que será a base da sobremesa: leve ao fogo o leite condensado, o leite, as quatro gemas (reserve as claras) e a maisena, mexendo sempre, em fogo médio. Desligue quando começar a ferver. Transponha o creme para a travessa onde a sobremesa será servida – eu uso um refratário de tamanho médio – e coloque em algum lugar para esfriar – que pra mim significa embaixo do ventilador, mesmo. Nada como dar novos usos à tecnologia disponível.



O segundo passo é fazer um chantilly que irá por cima do creme que está esfriando. Para isso, bata bem as claras em neve (bah, dá uma preguiiiiiiiiça! Mas não há esforço que uma batedeira não faça!). Depois, acrescente o açúcar, o creme de leite e misture bem, sem bater. Sobre o creme já frio, despeje o chantilly.



Por fim, vem a melhor parte: sobre essa profusão de sabores e calorias, coloque o merengue, de modo que cubra toda a superfície. Tape a sobremesa com um filme plástico e bote na geladeira! Ainda dá pra ser um pouco mais criativo e, além dos merengues, botar morangos ou bombons e voi-là! Posso garantir que é bem mais gostoso do que um bolo abatumado!





14 comentários:

Maria Gotinha disse...

Por que eu nunca comi isso???
Mham... amo doces!!!
Tati, Camelo Carmelo tem uma receita de bolo facílima e (quase) impossível abatumar...

RoyMustang disse...

O texto esta tão bem escrito, que até esqueci as 8.000 KCal que esse doce deve ter. A Tati podia ser nomeada como editora do blog :D

Gnomo (Marcelo Moraes) disse...

Eu só passei aquipra dizer... É TRI BOOOOOOOOOMMMMMMM, aos que não comeram ainda, hahahaha !!!

Unknown disse...

Hummmmmmmmm, esse é a delícia da família. Bjus Filha minha.Hoje tem bolo de cenoura aqui em casa.

Jean Cainelli disse...

Bah, me sinto na obrigação de dizer que esse doce mudou meus conceitos sobre sobremesa. É TOTALMENTE EXCELENTE PLUS PLUS.

Ah, e eu comi esse aí das fotos, heheheheheh.

Caio, a Tat é profissional da escrita, nós, meros amadores. É outro nivél...

Cunhada Gotinha disse...

Mamma Mia! Quero fazer no findi!

Sandro disse...

Meu Deus... o que dizer aqui?

OBRIGADO POR ESSA ESPOSA MARAVILHOSA, PAPAI DO CÉU!

Maria Rita disse...

Tat, relaxa, garouta! uma mãe abatumadora de bolos é bem tranquilo. Arrisco a perguntar aqui quem não curte comer um bolinho abatumado?!? Deixa as crias comerem os bolos que dão certo com as vós ;)
Quanto à receita de hoje, muito agradou a formiguiha aqui. O texto, entonces, mais ainda.
beijokas

William I disse...

Carajo! Nunca ganhei esse doce. Nem quandon fiquei 35 dias direto em Porto Alegre. :(

Unknown disse...

Puxa, que bom ler esses comentários! Juju e Pati, estou devendo esses pra vocês, mesmo. Rita, mas não é que tu tem razão?! A sorte dos nossos filhos é que eles terão duas avós experts em bolos! Bom e, quanto à escrita, é muito fácil escrever bem quando a gente fala do que gosta - e os guris não ficam pra trás aqui, também! Beijos a todos.

Felipe Matzenbacher disse...

Tati, é fácil escrever quando se sabe.
Eu não sabia que os filhos estavam dependendo de um bôlo "desabatumado"! Lanço aqui uma campanha para a Tati aprender a fazer um bolo urgentemente! Enviem para a Tati receitas para fazer bôlo, e para fazer filhos enviem para o Sandro, hehe..!
Um beijo Papai.

Gisela Moraes disse...

Alô caros Ratatouilles!

Fiquei tão encantada com a receita do merenguinho da Tati que me aventurei a fazê-la no fim-de-semana! Pois não é que ficou uma DELÍCIA, juro!

Já imaginei variações: lascas de chocolate meio-amargo, uva dedo de dama, kiwi picadinho, misturados no chantilly!

Adoro o entusiasmo e as gostosuras de vocês!

Ass: Gisela a tia-véia do Marcelo.

Unknown disse...

QUE LEGAL, GISELA!!!!!!

Unknown disse...

Tati!!! Se você derreter uma barra de chocolate meio amargo e colocar por cima fica muito mais gostoso e mais bonito. Bjus Mam.