Nas tardes de sábado ela reunia a tchurma para tomarmos chocolate quente! Não que ela não faça mais isso, mas quero relatar aqui como era pra mim como criança curtir o frio tomando uma... duas... três... enfim canecas bem generosas de chocolate quente com merengue em cima.
Na verdade, a preparação era tão intensa que nos esquentávamos muito antes de começar a comilança, pois tinhamos que bater o merengue e principalmente a gemada. Só ali o frio já passava.
Chocolate Quente da Magali
- 8 xícaras de leite
- 5 gemas
- 2 colheres de maizena
- 1 colher de chocolate em pó para cada xícara
Para 6 pessoas
Ferver o leite e apagar o fogo. Em uma batedeira, bater as claras dos 5 ovos em neve para o merengue. Acrescentar o açúcar aos poucos até ficar com aquela cara de núvem(reservar). Bater bem em uma caneca as 5 gemas colocando o açúcar também aos poucos para fazer uma gemada. É algo em torno de 2 colheres de sopa de açúcar por gema.
Retirar uma xícara do leite quente e deixar esfriar. Quando estiver morna misturar a gemada e a maizena(sempre aos poucos e lentamente para não embolotar). Mexer muito bem e misturar tudo, BEM BATIDO(se precisar acrescentar mais açúcar ao colocar a maizena pode, pois dissolve melhor).
Ligar o fogo baixo, e no leite que já está no fogo, despejar a mistura aos pouquinhos para não embolotar. Não parar de mexer com a outra mão ou com a ajuda dos "aspones", por isso era tão bom reunir a tchurma e fazer a função toda se esquentando na cozinha. Quando levantar a fervura apagar o fogo. Servir com o merengue. Eu disse que esquentava antes mesmo de tomar o chocolate !!!
Nem todas as pessoas curtem beber tanto chocolate, que fica deliciosamente doce, por isso temos que variar no cardápio oferecido. Para tanto sugiro um excelente capuccino caseiro que a Adri ganhou na creche da Pietra no dia das mães, e que veio junto a receita como contribuição de uma das mães da creche. Tava tri bom.Ligar o fogo baixo, e no leite que já está no fogo, despejar a mistura aos pouquinhos para não embolotar. Não parar de mexer com a outra mão ou com a ajuda dos "aspones", por isso era tão bom reunir a tchurma e fazer a função toda se esquentando na cozinha. Quando levantar a fervura apagar o fogo. Servir com o merengue. Eu disse que esquentava antes mesmo de tomar o chocolate !!!
Capuccino
- 1 lata de leite em pó integral e istantâneo
- 100gr de café solúvel em pó- 10 colheres de sopa de chocolate
- 1 colher de bicarbonato de sódio- 1/2 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de sustagem (opcional)Misturar todos os ingredientes e saborear!
Para acompanhar é só usar a criatividade com alguns tipos de pães, frios variados, cucas, bolinhos, quem sabe umas salsichas para fazer uns cachorrinhos e claro!!! Não esqueça de juntar o máximo de pessoas possível, pois sem calor humano não há chocolate ou capuccino no mundo que esquente o suficiente.
12 comentários:
SENSACIONAL GNOMO!!! Essa gemada toda, além de esquentar, deixa o bicho de pé por horas!!! Valeu!
Bahhh!!! Marcelinho, esses dias eu tentei "adivinhar" como era o chocolate quente da Magali e ficou um nescauzão bem sem graça! Agora não vai ter mais erro!!
Beijo.
Bah... Beber esse chocolate quente num dia como hoje... assistindo sessão da tarde e comendo pão de queijo... hummmm...
Hãrãlho!!! Li o texto com a certeza de que era do Juvenal. Buenas, tem como censurar esse chocolate quente? A Pati não pode ver essa receita!
Bah, com tudo isso, o colesterol vai lá pro alto, né? pessoas acima dos 30 devem começar a se preocupar com isso :P Eu ainda tenho um ano para exagerar ;)
Putz, minha mãe faz a mesma receita. Muro bón!
e curti essa aí do Capuccino, hein?
Bah!!! Assistir sessão da tarde é antigo...
Achar que o texto era do Sandro... isso foi um elogio Juju?
Rita, não te condena tanto antes dos 30. Tu já tá ali-ali e vai continuar comendo as mesmas coisas depois.
Ahhhh!!!! Também tem o clássico "SUBMARINO", que é o chocolate quente de preguiçoso: pega uma fileira de uma barra de chocolate e toca dentro duma xícara de leite quente (que doi o dente da gente). Fica bala.
Bah! Sessão da Tarde mata a pau.
Maria Rita, relaxa, o importante é continuar sendo comida depois dos 30!
Sandro, a minha mãe fazia, nestas ocasiões, um delicioso mingau de maisena com chocolate...ou de baunilha com canela...
hummm..muito bom também.
Aliás, a tua mãe fazia também..nos áureos tempos do Pinhal uns wafles...com doce de leite...nham..nham..
Noossa, acebi de almoçar e já tô falando em comida..socorro!
será que engorda?!!
bj na turma.
Maria Elena C. Nitschke
Sessão da tarde, certo... Curtindo a Vida Adoidado ou Garota Rosa Choque?
Gnomo, é vero! a lombriga que existe dentro de mim sobreviverá aos 30. Ou seja, seguirei comendo que nem um guri, como dizem fontes por aí.
Jean, adorei o chocolate quente de preguiçoso. Já tinha tomado em um café da Lima e Silva, mas não tinha me tocado que pra fazer em casa mesmo é uma magavilha!
NG, bem lembrado. Top five das prioridades de vida pós 30. Em último dos casos (toc toc toc), reforça-se a quantidade de chocolate no chocolate quente :P
Maria Rita, mas que elegância, hein? Pelo jeito, pode riscar essa preocupação da tua lista.
Jean, submarino é outra coisa.
Postar um comentário