sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nascimento dos Ratatouille

Buenas! Afinal inaugurado esse que, mesmo sem sabermos, era um desejo antigo. Nem tanto o blog, mas a bagunça: a ideia (agora sem acento) de reunir quem se gosta pra fazer algo que muito se gosta: comer bem, beber idem, discutir o que se come, o que se bebe, e o tanto que se aproveita.

Espero que dure. Gostar, nós gostamos. Ô...

A porta da cozinha está aberta: entre sem bater. E bom apetite!

Well, abaixo segue então o que rolou na primeira (e despretenciosa) reunião dos Ratatouilles. Apesar da frescura presente nesse cardápio, a ideia não é essa: é pra ser uma curtição. Cozinhar coisas interessantes, dividir esse prazer com os amigos, ouvir críticas e sugestões.

A bagunça foi lá em casa, pra reunir os pitocos Pedro e Pietra (sempre uma bela desculpa!).

1ª reunião dos Ratatuille - dia 25/04/2009.

Participaram: Sandro, Tat, Jean, Cissa, Gnomo, Adri, Pedro e Pietra.

Canapé:

Canapés de Caviar com Cream Cheese e Ciboulette.
50g de Caviar
1 colher de chá de Maionese
1 punhado de Ciboulette (também chamado de cebolinha francesa) picado
100g de Cream Cheese
3 packs de Magic Toast

Misturar o caviar, a maionese e a ciboulette gentilmente, para não estourar as bolinhas do caviar.
Passar o Cream Cheese nas Magic Toasts como base
Passar a mistura por cima e servir imediatamente, para não amolecer os canapés.

Acompanhamento: Espumante Dom Giovanni Brut Stravaganzza

Meus Comentários:
Para mim, a surpresa da noite foi essa espumante: www.dongiovanni.com.br/p_stravaganzza.asp
O canapé tem que ser servido imediatamente, mesmo. Já tava meio molinho pela demora. Mas tudo bem, a ligação que prendeu a Tati era importante.

Entrada Fria:

Salmão cozido no limão com molho de romãs, gengibre e manjericão.

1kg de filé de salmão cortado em iscas
2 limões Taiti
50g de Gengibre finamente fatiado
1 punhado de folhas de manjericão
Suco de ½ romã
1 pitada grossa de flor de sal (ou sal grosso)

Ralar a casca dos limões e reservar
Espremer o suco dos limões e coar
Marinar o salmão com o suco dos limões e a flor de sal
Resguardar por 15-20 minutos
Escorrer o caldo
Marinar com o suco da romã, a casca dos limões ralada, o gengibre fatiado e as folhas de manjericão

Acompanhamento: Casa Valduga Premium Gewurztraminer 2007
www.mundovinho.com.br/vinho.php?vinhoId=58

Meus Comentários:
Acho que foi o Gnomo o primeiro a falar, mas eu concordo: deveria ter mais suco de romã. Ficou imperceptível. Mesmo assim, bem gostoso o prato.
O vinho estava adequado. O mais importante é jamais se atrever a tentar acompanhar com um vinho tinto. É desastre na certa.

Entrada Quente:

Camarões no bafo com dipper de abacaxi e pimenta.

900g de camarões com casca sem cabeça
½ vidro de dipper de abacaxi com pimenta

(dipper é um molho concebido para “mergulhar” alguma coisa dentro)

Acompanhamento: Finca Flichman Syrah Roble 2006

Meus Comentários:
Bah, camarão no bafo dispensa comentários, né? OK, o Dipper foi comprado, eu admito. Mas não deve ser difícil de fazer algo parecido...

Prato Principal:

Calderada de Frutos do Mar

900 g de filé de cação
600 g de camarão médio limpo
400 g de mexilhão
300 g de lula cortada em anéis
2 latas de tomate pelado
1 copo de requeijão
1 cebola cortadas em cubinhos
Folhas de louro
Azeite de Oliva
4 dentes de alho picado

Refogar os frutos do mar com o alho e ir reservando.
Refogar a cebola.
Colocar na panela de barro as cebolas, o cação, o azeite de oliva, as folhas de louro e o tomate pelado.
Esperar ferver.
Colocar os frutos do mar refogados.
Colocar o requeijão. Esperar borbulhar.

Pratos de Acompanhamento:

Arroz branco cozido no caldo de camarão
Salada verde

Acompanhamento: Don Laurindo Reserva Merlot 2006

Meus Comentários:
- Sou suspeitíssimo pra falar, mas não me importo: ADOREI a invenção! Palmas pro conselho do Gnomo de colocar somente um pote de requeijão. Dois (minha ideia original) teria sido demais.
- Outra bola dentro (dica guardada da dona Lisete) foi usar a água do camarão ao bafo pra fazer o arroz... hummmmm!
- Alguém LEMBRA da salada? Hehehe...

Sobremesa:

Doce de Merenguinho

Aqui foi obra da Tatá. Ela que vai postar a receita.

Acompanhamento: Espumante Dom Giovanni Moscatel

Meus Comentários:
- Nunca vi o Jean repetir SOBREMESA pela quarta vez. Me deu um trabalhão pra acompanhar...
- Nunca vi EU repetir uma taça de Moscatel! Mas no final tava arranhando... Acho que deve ter coisa melhor pra tomar de sobremesa.

QUE NOITE!


16 comentários:

Tio Mauro disse...

Sandro, maravilhoso. Qualquer dia desses nos vamos inventar o ensopado de pintado do Tio Miro lá em casa. Como diria o Gilberto Krein, o aperitivo inicial seria uma gostosa caninha abeia. Um beijo para vocês.

Maria Gotinha disse...

Mham. Deu fome...

TatiMatz disse...

Bah, lembrei que tirei fotos nessa noite... mas nenhuma dos pratos e da mesa bonita... que falha a minha!

Jean disse...

Realmente a sobremesa merece um post 'solo'. Ela tava tão boa, mas tão boa que fez o milagre da transformação do Moscatel em algo prazeroso!
Outra grata surpresa foi o salmão COZIDO no limão (!!!) à frio. Surpreendente. Parabéns ao Sandro Oliver.

Jean disse...

Ah... Aquele Don Laurindo tava espetacular. Recomendo++

Maria Rita disse...

Caviar, salmão, camarão, frutos do mar? poutz! ia me dar mal nesse jantar. Rola miojo na despensa? :P
legal o blog. linkarei

Goutas disse...

Hãrãlho!!!!! Acho que uma rolar um piriri certo depois desse banquete. Mas excelente! Anotem ae: queremos participar de uma dessas em julho!

Coral disse...

oi gurizada!
adorei a ideia! Mas vem cá hein, cuidado pra não fazer muitos desses encontros, senão vão acabar fazendo um especial 'The biggest looser' Confraria Ratatouille depois de um ano de inauguração hehehehehe
Vamos ver ser eu consigo levar pra degustação de voces um vinho cabernet daqui - eles são realmente bons, bem encorpados.
Bjs

Sandro Massena disse...

Oi pessoal.

Obrigado pelos comentários!

Tio Mauro, o inverno está chegando e o Sítio do Catavento estará lá, com o charme de sempre esperando nossas bagunças.

Maria Rita, Miojo é anti-jogo. Não pód!

Juju, piriri é coisa de candango. Só dá quando o sujeito come pão com patê junto com a janta! Esperamos vocês em julho, com as panelas a postos.

Coral, estou louco pra provar o vinho israelense, deve ser bem interessante. Tu estás convidada com certeza, mas quero te pôr na cozinha! Quero provar teus conhecimentos da cozinha hebraica! Beijão!

Maria Rita disse...

Juju, piriri, pelo menos no banheiro da Tat, não vai ser novidade, né? :P

Lígia disse...

Bah, meninos, está uma CATEGORIA esse blog.

Sugiro que fotografem essas "obras" pra nos dar + água na boca.

Vou aguardar a receita do Doce de Merenguinho. Talvez essa eu me atreva...

beijao

Bere disse...

Adorei o blog
as receitas e principalmente o astral de vcs.
tudo que surgir daí vai ser bom
um bjao
bere

Cunhada Gotinha disse...

Minha mãe, que delícia!
Bola dentro: Don Laurindo, um dos meus preferidos.
Adorei o formato do post, não é a receita largada no blog. Parecia que eu tava vendo o desfile de comidas numa mesa bem bonita.
Continuem nesse ritmo.
Kisses.

Sandro disse...

Cunhada Gotinha, a ideia é essa mesmo! Beijão!

Goutas disse...

Maria Rita, o banheiro da Tat é sensacional. Mas falta o chuveirinho ao lado da patente, instrumento básico em casas onde há homens.

Lis disse...

Tá dez pessoal, tô loca prá metê a cuié......
Bjs e sucesso.